JORNADA DE PESQUISA UNESP 2013
26 a 28 de novembro de 2013
Instituto de Artes da UNESP
Comunicações
Salas: 407,411,413 e 506
26 de novembro
//// SALA 411 ////
Mesa 1
-14h às 15:45h –
-14h às 15:45h –
Rosângela Ap. da Conceição
“Estudos de fenômenos em Media Art: forjando uma metodologia interdisciplinar”
“Estudos de fenômenos em Media Art: forjando uma metodologia interdisciplinar”
Fernanda
Duarte
“Estudos
para inclusão de efeitos visuais interativos em shows musicais.”
Carolina
Peres
“Processo
de criação na fotografia: dispositivos e poéticas”
Hosana
Celeste Oliveira
“Interfaces
poéticas computacionais baseadas em biosensores
Mesa 2
-16h às 18h -
Talita Esquivel
“Manchas
de calor”
Maurício
Adinolfi
“Intervenção
urbana - Projeto Barcor – estética tocantina”
Rogério
Rauber
“O bagaço
da pintura”
Selma
Daffre
“Ateliê:
Fragmentação e sintaxe”
Maryana
Rela
“Pintura
e a experiência do olhar”
Mesa 3
- 14h às
15:45h –
Valéria
Rodrigues
“Imagens
& histórias em Arte Terapia”
Jean-Jacques
Vidal
“Cadeia
operatória da cerâmica manufaturada pelas artesãs Paiter Suruí”
Camila da
Costa Lima
“Relação
entre técnicas e estilo na produção cerâmica popular: um estudo a partir das
obras de Noemisa Batista e Ulisses Pereira Chaves”
Patrícia
Yuki Omoto
“Padronagem
japonesa: Cerâmica e kimono”
Mesa 4
Mesa 4
-16h às 18h –
Lucas Costa
“Artista
Universidade”
Deni Dias
(Cladenir Dias)
“Memórias
coletivas”
Alexandre
Gomes Vilas Boas
“Livro de
artista: um convite ao hibridismo”
Marcelo
Chaves
“A
estética Afro-brasileira de Carybé”
Priscilla
Barranqueiros Ramos Nannini
“Palavra
e imagem: diálogos da visualidade no livro de artista”
//// SALA 506 ////
Mesa 5
Mesa 5
-16h às 18h –
Mara
Lúcia Finocchiaro da Silva
“A
importância da formação estética para o educador da infância”
Natália
Beloti Dias Camelo
“Jogos teatrais
como agregadores no processo ensino-aprendizagem e a autonomia crítica do
sujeito”.
Camila
Feltre
“Oficina
com livros que exploram a sensorialidade: Investigando a experiência com
crianças”.
Alice
Fonseca Nunes
“Poéticas
Combativas: Teatro da Oprimida e Feminismo Negro”
Fernando
Marques Camargo Ferraz
“O
corpo da dança negra contemporânea: Diáspora e pluralidades cênicas entre
Brasil e Estados Unidos”
27 de novembro
//// SALA 411 ////
Mesa 6
-14:30h às 16h -
Danielle Manoel dos Santos Pereira
“A pintura ilusionista no estado de São Paulo: São Paulo, Itu e Mogi das Cruzes.”
Eduardo Tsutomu Murayama
“A descoberta da pintura invisível de Jesuíno do Monte Carmelo na Igreja do Carmo
de São Paulo: marco na história da arte paulista”
Maria José Spiteri Tavolaro Passos e Mozart Alberto Bonazzi da Costa
“A escultura religiosa do período colonial na Capela da Venerável Ordem Terceira Franciscana, em São Paulo”
Fabio de Freitas Leal
O barroco no cinema latino americano: Dragão da maldade contra o Santo guerreiro (Brasil) e a Última ceia (Cuba).
“A pintura ilusionista no estado de São Paulo: São Paulo, Itu e Mogi das Cruzes.”
Eduardo Tsutomu Murayama
“A descoberta da pintura invisível de Jesuíno do Monte Carmelo na Igreja do Carmo
de São Paulo: marco na história da arte paulista”
Maria José Spiteri Tavolaro Passos e Mozart Alberto Bonazzi da Costa
“A escultura religiosa do período colonial na Capela da Venerável Ordem Terceira Franciscana, em São Paulo”
Fabio de Freitas Leal
O barroco no cinema latino americano: Dragão da maldade contra o Santo guerreiro (Brasil) e a Última ceia (Cuba).
Mesa 7
-16:15h às 18h –
Tatiana Lunardelli
“História da Alimentação através de imagens: representação, imaginário e
simbologia”
Eliane Morelli Abrahao
“Manuscritos culinários para a História da Alimentação”
Daniele Gomes de Oliveira
“Goze-gozo, o eu e o tu: Organismo vivo, ecossistramas, desejos, fluxos,
invenção,projeção sígnica, cidade
estética.”
Aline Pires Luz
"O minimalismo e a experiência psicodélica"
Chan Fang Lin
“Flash Mob”
//// SALA 413 ////
Mesa 8
-14:30h às 16h –
-14:30h às 16h –
Rosângela D. Canassa
"A evolução representacional do mito de Pandora nas artes visuais e no cinema"
Teresa Midori Takeuchi
“Vidas secas: o figurino em cena”
Debora Cristiane Silva e Sanchez
“O cinema e a criação de mitos: cangaceiro e o gaúcho, uma relação intercultural Brasil e Argentina”
Márcia Plana Souza Lopes
“A identidade entre o sertão e o deslocamento geográfico na metáfora do comer no filme Deserto Feliz dirigido por Paulo Caldas.”
Mesa 9
-16:15h às 18h –
Francine Cunha
“Diagramas”
Eliana Lobo de Andrade
“Walter Silveira – da poesia concreta à videoarte, um artista múltiplo”.
Fabíola Cristina Alves
“Por uma estética do mundo percebido em Eliseu Visconti: uma leitura sobre as
obras do período de 1930 a 1944”
Viviane Comunale
“A Redescoberta da Arte Tumular de Alfredo Oliani nos cemitérios paulistas”
Yardena do Baixo Sheery
“Agrippina é Roma-Manhattan”, um ponto de partida para tratar de Hélio Oiticica
Priscila Beatriz Alves Andreghetto
Pressagiar o tempo na pintura de ADRIANA VAREJÃO: entre o colonial e o coevo
28 de novembro
//// SALA 407 ////
Mesa 10
-14h às 15:45h –
Leonardo Casarin Kaminski
“Preparação para a performance musical: Estresse e ansiedade entre músicos cameristas”
Camila Carrascoza Bomfim
“Alguns apontamentos sobre o ensino de música de concerto em projeto sociais”
Silvia Regina de Câmera Corrêa Bechara
“Jovens estudantes de música na cibercultura musical: Facebook e Educação Musical 2.0”
Samuel Cintra Santos
“O imaginário de professores de música de Barueri, SP: Trajetória metodológica de pesquisa em andamento”.
Mesa 11
-16h às 18h –
Rodrigo Morais Leite
“A Formação da Historiografia Teatral Brasileira (1888-1938): Consonâncias e Dissonâncias”
Danielle Menezes de Brito Semple
“Cenografia brasileira dos anos 1960, um diálogo com a produção das artes plásticas”
Elaine Cristina Maia Nascimento
“Ensaios sobre a imagem: A cenografia e uma possível função imagética no teatro contemporâneo. ”,
Henrique Bezerra de Souza
“O aprendizado vem das tábuas... e de observá-las:
a bricolagem no processo de formação do artista cômico.”,
Adriano Marcelo Cypriano
“Poéticas da Consciência – aspectos do trabalho de criação do performer no pós-moderno.”
//// SALA 411 ////
Mesa 12
-14h às 15:45h –
-14h às 15:45h –
Cláudio Henrique Alfieri de Campos
“Na Pisada de Jackson do Pandeiro – Música e Mediação Cultural”
João Gabriel Rizek
“Recepção e Tradição no pós Guerra”
Fabricia Piva
“Adam Smith e Charles Avison: Teoria das paixões e a expressão musical”
Rodrigo Lopes
“Mersenne e Descartes nas teorias musicais francesas do século XVII”
Mesa 13
-16h às 18h –
Daniel de Carvalho Lopes
“Don Ramón: vida e obra em produção da linguagem circense”
Lilia Nemes Bastos
A elaboração da pesquisa “A Cia. La Mínima e a comicidade no espetáculo
A Noite dos Palhaços Mudos”.
Maria Silvia do Nascimento
“Cida Almeida: do palhaço à palhaça”
Sarah Monteath dos Santos
Escolas de Circo: O ensino-aprendizado de palhaçaria e suas diversas construções femininas.
Juliana Ferreira Machado
“Expressividade do narrador: Três narradores como campo de estudo da
transmissão da experiência.”
//// SALA 413 ////
Mesa 14
-14h às 15:45h –
Diogo Lefèvre
“Análise de Cactus: peça do compositor Eduardo Guimarães Álvares sobre
poema de Alícia Duarte Penna”
Ricardo de Alcântara Stuani
“A Escrita para percussão dos compositores do Grupo Música Nova”
Fabiano Rodrigo Lodi da Silva
Prática artística continuada na SITI Company: reflexões sobre treinamento e direção teatral na perspectiva de Anne Bogart
Carlos Rogério Gonçalves da Silva
“Eles não usam black-tie: imbricações entre o estético e o político”
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JORNADA DE PESQUISA UNESP 2013
26 a 28 de novembro de 2013
Programação Geral
Teatro Maria de Lourdes Sekeff
26 de
novembro terça-feira
9:00 Recepção e credenciamento
9:30 Abertura do evento
Prof.
Dra. Rosangella da Silva Leote
Coordenadora
do PPG em Artes
Prof.
Dr. Mario Fernando Bolognesi
Diretor
do Instituto de Artes
9:40 Apresentação musical
Felipe Marques de Mello
Solo de violão
Felipe Marques de Mello
Solo de violão
10:00 Mesa redonda
O processo criativo: considerações e
inquietações
Moderador
Prof. Dr. Omar Khouri - IA/UNESP
Ms. Ana
Goldenstein Carvalhaes - PGEHA/USP
Ms.
Janaina Leite - ECA/USP
Dra.
Lucila Tragtenberg – PUC/SP
13:00 Intervalo para Almoço
14:00 Comunicações
Salas 411 e 413
Salas 411 e 413
15:45 Intervalo
para café
16:00 Comunicações
Salas 411, 413 e 506
Salas 411, 413 e 506
18:00 Abertura
da exposição
[ à ] mostra
Galeria do IA
Galeria do IA
27 de novembro quarta-feira
09:00 Recepção
e credenciamento
9:30 Mesa redonda
Experiências em curadoria e crítica de arte:
Bienal de Veneza
e MAM-SP
Moderador:
Prof. Dr. Percival Tirapeli - IA/UNESP
Dra.
Cláudia Fazzolari - ABCA - CELACC/USP
Dra.
Lisbeth Rebollo - ECA/USP
Dr. Felipe
Chaimovich – MAM/SP
12:30 Almoço
13:30 Apresentação
artística
Teatro Maria de Lourdes Sekeff
14:30 Comunicações
Salas 411 e 413
Salas 411 e 413
16:00 Intervalo
para café
16:00 Comunicações Salas 411 e 413
19:00 Mesa redonda
Linguagens da identidade sertaneja
Moderador:
Prof. Dr. José Leonardo do Nascimento - IA/UNESP
Dr. Carlos
Alberto Dória - Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo
Ana
Rita Suassuna - Escritora
Paulo Caldas - Cineasta
28 de novembro quinta-feira
09:00 Recepção
e credenciamento
9:30 Mesa redonda
Fotografia como experiência linguagem e identidade
Moderador: Prof. Dr. Fabio Oliveira Nunes IA/UNESP
Dr. Fernando Fogliano - SENAC/SP
Dra. Luiza Helena da
S. Christov - IA/UNESP
Dr. Rubens Toledo - FACOM
12:30 Almoço
14:00 Comunicações
Salas 407, 411 e 413
Salas 407, 411 e 413
15:45 Intervalo para café
16:00 Comunicações
Salas 407, 411 e 413
Salas 407, 411 e 413
18:00 Encerramento
da Jornada de Pesquisa 2013
///// Ms. Ana Goldenstein Carvalhaes
Mestra pelo Programa de pós Graduação em Estética e História da Arte, USP (CAPES). Publicou o livro Persona Performática (Editora Perspectiva, 2012). Bacharel em Comunicação e Artes do Corpo pela PUCSP, foi docente da Universidade Sorocaba, na Licenciatura em Arte. Estudou Ciências Sociais na USP, e pertence ao Núcleo de Antropologia da Performance e Drama (Napedra) da USP, e ao Grupo de Estudos da Performance da PUCSP. Bolsista do Cnpq em 2003, quando desenvolveu Iniciação Cientifica sob orientação de Renato Cohen. Como Performer, desenvolveu uma série de trabalhos, principalmente com seu parceiro Gabriel Kerhart. Trabalhou como Animadora Cultural do Sesc Pompéia, na Programação do Núcleo de Música e Artes Cênicas, executando tarefas de curadoria, programação, análise de projetos e produção de eventos culturais. Atualmente atua como pesquisadora da cultura, principalmente nos seguintes temas: artes, artes visuais, work in progress, processos criativos performance e vídeo-dança.
Mestra pelo Programa de pós Graduação em Estética e História da Arte, USP (CAPES). Publicou o livro Persona Performática (Editora Perspectiva, 2012). Bacharel em Comunicação e Artes do Corpo pela PUCSP, foi docente da Universidade Sorocaba, na Licenciatura em Arte. Estudou Ciências Sociais na USP, e pertence ao Núcleo de Antropologia da Performance e Drama (Napedra) da USP, e ao Grupo de Estudos da Performance da PUCSP. Bolsista do Cnpq em 2003, quando desenvolveu Iniciação Cientifica sob orientação de Renato Cohen. Como Performer, desenvolveu uma série de trabalhos, principalmente com seu parceiro Gabriel Kerhart. Trabalhou como Animadora Cultural do Sesc Pompéia, na Programação do Núcleo de Música e Artes Cênicas, executando tarefas de curadoria, programação, análise de projetos e produção de eventos culturais. Atualmente atua como pesquisadora da cultura, principalmente nos seguintes temas: artes, artes visuais, work in progress, processos criativos performance e vídeo-dança.
///// Janaina Leite
Mestranda na Faculdade de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da USP, desenvolve o projeto "A autoescritura performativa: do diário à cena" com auxílio da Fapesp. Possui graduação em Letras (Francês/Português) pela Universidade de São Paulo (2005) e formação técnica pela Escola de Arte Dramática. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: ator-dramaturgo, dramaturgia colaborativa e teatro documentário. É uma das fundadoras do grupo XIX de teatro de São Paulo onde atua, dirige e escreve. No exterior, apresentou espetáculos e integrou mesas de discussão em países tais quais: França, Cabo Verde, Portugal, Inglaterra, Itália e Alemanha. Como orientadora, desenvolve o projeto "Núcleos de Pesquisa" dentro do grupo XIX de teatro. Atualmente, desenvolve o projeto de criação "Conversas com meu pai: reflexão sobre o material bruto" contemplado pelo Proac 28 - Pesquisa em artes cênicas e pelo Proac 30 - Criação Literária.
///// Dra. Lucila Tragtenberg
Graduação (1987) e Mestrado (1997) em Canto pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em "Processos de Criação" pelo curso de Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2012). É professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A partir de pesquisa interdisciplinar em Canto e Artes Visuais criou a performance 'Sound, pinturaforadapintura'. Atua na área de Canto, Teatro, Multimeios e Artes, nos seguintes temas: canto/interpretação, música contemporânea brasileira, ópera, música contemporânea, música de câmara, técnica vocal-interpretação, performance vocal, música e imagem, voz no teatro, voz e interpretação teatral, canto e pintura. Participa do grupo de pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP.
///// Dr. Fernando Fogliano
Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, e em Física pela Universidade Mackenzie. É docente e ministra disciplinas relacionadas à Tecnologia e Fotografia Digital e Design de Interfaces Interativas. Desenvolve pesquisas que envolvem o uso e a compreensão das novas tecnologias da imagem em sua inserção na cultura e produção de conhecimento.
///// Dra. Lisbeth Rebollo
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de
São Paulo (1970), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1978)
e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é
professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de
Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando
principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte contemporânea
crítica de arte, artista brasileiro e arte contemporânea. Foi Diretora do Museu
de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo de 1994 a 1998 e de 2006 a
2010. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte -
ABCA e Vice Presidente da Associação Internacional de Criticos de Arte - AICA.
///// Dra. Cláudia Fazzolari
Secretária Geral da ABCA. possui
Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista UNESP (1989)
, mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista UNESP (1995) e
doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo USP (2000).
Pós-doutora em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Especialização em Gestão de
Projetos Culturais do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e
Comunicação, CELACC, ECA/USP. É Secretária Geral da ABCA, Associação Brasileira
de Críticos de Arte e membro da AICA, Associação Internacional de Críticos de
Arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria, Fundamentos e
Crítica de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte
contemporânea, crítica de arte, curadoria, poéticas visuais de mulheres
artistas.
Possui mestrado em Educação: História, Política,
Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado
em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (2001). Atualmente é prof. assistente da Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou estágio de pós doutoramento junto à
Universidade de Barcelona sob a orientação do prof.dr. Jorge Larrosa Bondia e
junto ao Teachers College da Universidade de Columbia, sob a supervisão da profa.
dra. Mariana Souto Manning. Foi assistente de pesquisa da profa. Dra.
Bernardete Gatti, junto à Fundação Carlos Chagas. Leciona Psicologia da
Educação e Didática em nível de graduação e atua também junto ao mestrado em
Artes do Instituto de Artes da Unesp. Colabora com a Secretaria Estadual da
Educação de São Paulo em diferentes projetos de formação de professores e com a
rede SESI de ensino em São Paulo. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Formação de
professores, cujas pesquisas foram publicadas em 2012 pela Editora Porto de
ideias. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Formação de Educadores. Coordena o
Programa de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto de Artes da Unesp.
///// Dr. Felipe Chaimovich
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1989), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1993), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2000). Atualmente é Professor Titular Pleno do Fundação Armando Álvares Penteado e Curador da Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas:História da Filosofia, Estética, Neoplatonismo, Shaftesbury.
///// Dr. Fabio Oliveira Nunes
Graduado em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (2000), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Entre seus estudos, destaca-se CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia, livro publicado pela Editora Perspectiva, em 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em novas mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e tecnologia, net arte, web arte e poesia digital. Atualmente, é pesquisador em pós-doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É também integrante do grupo de pesquisa cAt: Ciência/ARTE/Tecnologia do IA/UNESP.
///// Dr. Fabio Oliveira Nunes
Graduado em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (2000), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Entre seus estudos, destaca-se CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia, livro publicado pela Editora Perspectiva, em 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em novas mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e tecnologia, net arte, web arte e poesia digital. Atualmente, é pesquisador em pós-doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É também integrante do grupo de pesquisa cAt: Ciência/ARTE/Tecnologia do IA/UNESP.
///// Dr. Rubens Toledo
Possui graduação em cinema e vídeo pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2001), Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-Doutorado no Instituto de Artes da UNESP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, Cinematografia, Roteiro, Animação, Sonorizaçao, Edição de Imagens e Direção Cinematográfica, Atua como professor em instituições de ensino superior em cursos de audiovisual desde 2001, com enfase nas áreas de Roteiro, Direção, Fotografia, Edição, Sonorização e Animação. Atualmente é professor de Direção de Fotografia e Oficina de Câmera e Iluminação do Curso de Cinema - FACOM - Fundação Armando Alvares Penteado.
///// Ana Rita Suassuna
Natural de Taperoá (PB), Ana Rita é licenciada em Letras pela Universidade do Recife e especialista em Educação pela Universidade Católica de Pernambuco. Trabalhou nas Universidades Regional do Nordeste e Federal da Paraíba em Campina Grande (PB) e no Ministério da Educação, em Brasília, cidade em que reside até hoje. Publicou o livro Gastronomia Sertaneja - Receitas que Contam Histórias (Editora Melhoramentos, 2010), no qual registrou aspectos representativos da cultura alimentar no Semiárido do Alto Pajeú pernambucano. Descreveu como os alimentos eram produzidos e preparados, quais ingredientes, instalações, equipamentos e apetrechos existiam em uma cozinha do Sertão até os anos 1950 e, com ele, levou o terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2011. É co-autora do livro Sabores Brasileiros (Editora Boccato, 2011).///// Dr. Carlos Alberto Dória
Doutor em sociologia pelo IFCH-Unicamp, com pós-doutorado na mesma universidade. Tem vários livros e artigos publicados sobre cultura culinária e gastronômica, dentre os quais _A formação da culinária brasileira_ (Publifolha, 2009). Em 2006, ganhou o prêmio Best Food Literature Book in Brazil, concedido pelo Gourmand World Cookbook Award, pelo livro Estrelas no céu da boca: escritos sobre culinária e gastronomia, publicado pela Editora Senac São Paulo.É diretor do C5 - CENTRO DE CULTURA CULINÁRIA CÂMARA CASCUDO e mantém o blog especializado E-BOCALIVRE.
///// Paulo Caldas
Nascido em João Pessoa em 1964, começou a carreira em Pernambuco fazendo curtas-metragens. Em 1981, dirigiu e escreveu seu primeiro trabalho: Frustrações, isto é um super-8. Fez mais sete curtas em diferentes suportes, entre eles: Morte no Capibaribe (1983), Nem tudo são flores (1985), Chá (1987) – prêmio Embrafilme para produção de curta-metragem –, e Ópera cólera (1992). Estreou na direção de longas-metragens em 1997, codirigindo com Lírio Ferreira Baile perfumado, vencedor do Festival de Brasília. Com uma linguagem visual moderna, o filme foi um dos títulos mais elogiados da primeira safra da retomada do cinema brasileiro. Também escreveu o roteiro de Cinema, aspirinas e urubus (2005), em parceria com Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, e dirigido por Gomes. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes e vencedor do prêmio especial do júri no Festival do Rio.